domingo, 13 de agosto de 2017

Dia dos Pais: Faça oração para benção e proteção do seu pai


Você sabe qual a origem da palavra pai? Sendo bem didático a palavra "pai" vem do latim "pater". Essa palavra designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. Também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador. É a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco.

A paternidade se dá pela ancestralidade biológica ou fertilização, proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação mono parental como estado de parentesco. Ainda há também a possibilidade legal de paternidade a partir da adoção ou técnicas de reprodução assistida.

Definindo como filho, pai é nosso super-herói, mesmo cheio de defeito. Mas, por serem tão humanos e fracos como nós, seus defeitos e fraquezas os tornam fortes, imbatíveis e perfeitos aos nossos olhos.

São nossos educadores, protetores e limitadores. O "não" deles é para ser escutado só uma vez. E, ser for questioná-lo, é melhor ter bons argumentos, pois ele sempre terá razão, pois é nosso pai.

Ou seja, junto com nossa supermãe, nosso superpai moldará nosso caráter, educação, ética e amor. Se hoje estamos aqui, devemos a eles. Se hoje somos como somos, devemos em parte a eles. Logo, neste Dia dos Pais, ofereço ao meu e a todos os pais uma oração para bênção deles.

Venho hoje a ti, Senhor pedir que estenda tuas mãos divinas sobre todos os pais, abençoando-os. Abençoa, Senhor, o pai amigo e companheiro. O pai sempre presente, que oferece colo e estende a mão, mas, também, o pai ausente, colocando todo teu amor sem seu coração. Abençoa, Senhor, o pai que hoje recebe o abraço dos filhos e o pai que chora a ausência do filho que partiu para teus braços. 


Dai a este o consolo da mansa saudade e enxuga, com teu divino manto, as lágrimas que vertem de seus olhos. Estenda, Senhor, tuas mãos de amor sobre todos os pais, concedendo a eles os dons da paciência, compreensão, tranquilidade, ternura, justiça, fé na vida e em seus filhos e amor, muito amor.

E aos filhos, cujos pais estão junto a ti, dai a fé e o entendimento de que os pais nunca vão embora. Eles apenas mudam de lugar.
Oração pelos pais

Senhor, meu Deus, vós quereis que respeite, ame e obedeça a meus queridos pais. Peço-vos que vós mesmo me inspireis o respeito e a reverência que lhes devo e fazei que lhes seja filho amante e obediente.

Recompensai-lhes todos os sacrifícios, trabalhos e cuidados, que por minha causa tem suportado e retribui-lhes todo o bem que me fizeram no corpo e na alma, pois eu por mim não posso pagar-lhes tudo isto.

Conservai-lhes uma longa vida no gozo de perfeita saúde do corpo e da alma. Deixai-os participar da benção copiosa, que derramastes sobre os patriarcas. Fazei-os crescer na virtude e prosperar em tudo, que por vossa honra empenharem, a fim de que um dia tornemos a ver-nos no céu, para cantar os vossos louvores por todos os séculos dos séculos. Amém.