quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Artista iguatuense tenta sobreviver da própria arte

O artista iguatuense André Santos, 23, desenha e vende a própria arte. 

Com estilo de desenho realista em lápis grafite, o artista iguatuense André Santos, 23, tenta superar a crise que o país vivencia, usando o seu dom e levando às ruas da cidade suas obras eternizadas numa folha antes em branco. Quem cruza com seu mostruário exposto em esquinas de grande fluxo do centro de Iguatu ou em praças, tem sua atenção prendida por alguns segundos ou minutos pelas reproduções.

O talento do ainda jovem desenhista surgiu quando criança, mas foi na adolescência que tomou gosto e passou a buscar conhecimento e se aprofundar em técnicas de cartunistas famosos do país e do mundo. “Comecei como qualquer outro artista, ainda criança riscava tudo que via pela frente. Fui desenvolvendo e ganhando gosto quando dei por mim já estava retratando em lápis pessoas de renome nacional como atores e esportistas, famosos em geral e até mesmo amigos”, contou.

Desempregado no momento, viu na sua arte uma oportunidade de sobreviver. “Estou sem emprego fixo no momento, e observei que poderia ter uma renda com os meus desenhos. Fui incentivado e moldurei algumas peças e fui a locais estratégicos ofertar o meu dom. Consigo apurar pra ajudar no aluguel e contas como água e luz. Melhor do que ficar parado”, disse André, no dia que a reportagem o abordou expondo suas obras próximo ao beco da Galeria Gustavo Correia.

“Costumo exibir em praças também, e quando me permitem em eventos como festejos de padroeiros onde muitos possam ver. Aqui acolá aparece um interessado”, afirmou.

Preto e branco

Seu estilo de tão real acaba causando certas dúvidas de sua capacidade. “Muitas pessoas perguntam se é xerox devido ser preto e branco e os efeitos que coloco em cada um deles. A ideia é sempre ficar da forma mais parecida possível com o original, mas preservando sempre o estilo do qual me propus fazer”, contou.

Entrevista com André Santos

Para o realismo expressado em telas de 20 por 20 centímetros, André leva em média de quatro a dez horas em um desenho. As técnicas que usa são as mais variadas, e lhe permitem usar o dedo, papel toalha ou papel higiênico e algodão para dar um efeito uniforme no sombreamento dos seus desenhos. “O sombreado próprio é importante no desenho realista. As boas texturas de sombreado e o fluxo tonal podem acrescentar muito a um desenho”, disse.

Filho de família humilde e morador da Vila Moura, observa que seus clientes têm como.

curiosidade maior de saber como se dá o processo de criação. “Desenhar é encantador. Eu insisti muito pra ser desenhista e acredito que todos tenham esse dom, é só praticar e desenvolver que levará à perfeição”, afirmou André, que não descarta oferecer cursos da arte em que domina.

Persistindo em aprimorar suas técnicas ou em ter sua arte valorizada como dos profissionais que admira de longe, André vai travando sua batalha diária pela sobrevivência usando como ferramenta sua criatividade em retratar e vender a própria arte. “Eu tenho fé, vejo a dificuldade sim pela valorização, mas quem luta tem chance e eu vou seguir lutando”, finalizou.

Contato

André Santos – Desenhista Retratista
WhatsApp: (88) 9.9278-3472