domingo, 30 de abril de 2017

Feriadão do Dia do Trabalho deve ser de chuva em Fortaleza, prevê Inpe

O feriado do Dia do Trabalho deve ser de chuva em Fortaleza. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre sábado (29) e segunda-feira (1º), a probabilidade de chuva na capital cearense é de 80%, com temperaturas variando entre a máxima de 32º e mínima de 23º. De acordo com o Inpe, no período devem ocorrer chuvas de curta duração, que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. Essa previsão se estende até a quarta-feira (3).

Para o Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado no sábado e no domingo. Nesta sexta-feira (28), foram registradas chuvas em 15 postos pluviométricos monitorados pela Funceme, com destaque para os postos localizados nos municípios de Granja (57 mm) e Crateús (31 mm).

Chuvas e Reservatórios

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 37 açudes, destacando-se os açudes Acarape do Meio, Angicos, Araras, Ayres de Sousa, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara.

Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 9 seguem estão sangrando, já que Cahuípe, Tijuquinha e Valério deixaram de sangrar, 40 estão em volume morto e 17 estão completamente secos. A Cogerh ressalta que 105 açudes do Ceará permanecem com volume abaixo de 30% da capacidade de armazenamento. Os açudes cearenses têm capacidade de armazenar, juntos, 18,64 bilhões de m³. Atualmente, estão com apenas 2,34 bilhões de m³, que representa 12,53% da capacidade total de armazenamento. 



Fonte G1 Ceará