domingo, 30 de abril de 2017

Bombeiros militares do Ceará concluem curso de salvamento veicular em Alagoas

O 1º tenente Eliomar Alves Cordeiro, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), e o subtenente Antônio Nivau Soares da Silva, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) acabam de concluir o Curso de Salvamento Veicular Leve (CSVL) promovido pela Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL).

“O curso foi excelente, pude conhecer todas as técnicas de desencarceramento ‘in loco’ e algumas na prática. Aprendi a importância da extração da vítima com base na doutrina australiana, que é a mais utilizada atualmente e entendi o quão significativa é a aplicação da tática de salvamento veicular numa ocorrência real”, relata o tenente Eliomar.

O curso, com 80 horas de aulas presenciais, contou com instruções noturnas sob chuva, treinamento de táticas e técnicas de desencarceramento e extração de vítima, instruções sobre veículos híbridos, uso correto de EPI e ferramentas e atendimento pré-hospitalar do acidente veicular. Ao final, uma competição colocou todo o aprendizado à prova.

”Para fechar o curso, ainda tivemos um simulado de acordo com o campeonato mundial, torneio este que teve participação do Ceará, representado pela Ciopaer. Fiquei com muita vontade de organizar uma equipe do CBMCE para participar do campeonato futuramente. Sempre quis me especializar nessa área, uma vez que fui salvo em uma ação de resgate veicular há cerca de seis anos, após um acidente automobilístico”, conta o tenente.

Ao todo, 22 bombeiros militares concluíram o curso, sendo 14 de Alagoas, quatro da Bahia, dois do Ceará e dois de Goiás. A formação de especialistas nesta área não é recente no CBMAL. A Corporação alagoana é uma referência nacional, tendo realizado os primeiros cursos na área ainda em 2007, com destaque para um dos primeiros cursos de instrutores de salvamento veicular do país.




Fonte SSPDS