sábado, 1 de abril de 2017

Laudo sobre os peixes infestados no Rio Jaguaribe em Iguatu deve sair em dez dias

Peixes coletados pela Cogerh (Foto: Alex Santana/Iguatu.net)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, estipula um prazo de aproximadamente dez dias para liberar o laudo sobre a análise dos peixes infestados de larvas no Rio de Jaguaribe, na localidade de Quixoá, em Iguatu. O Lacen recebeu o material por volta das 19h desta quinta-feira, 30, da Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI).

Peixe infestado de larvas (Foto: Alex Santana/Iguatu.net)

De acordo com o Laboratório, a identificação das larvas já foi feita, mas ainda não há como liberar um laudo concreto. A Vigilância Sanitária de Iguatu recomendou a suspensão da pesca e venda dos peixes.

O caso ganhou repercussão após um morador denunciar a situação depois de comprar um peixe e encontrar larvas ao abrir o animal. No início da semana, profissionais da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estiveram na região e identificaram o problema em peixes da espécie curimatã, no Rio Jaguaribe. A VSI foi acionada e tem tomado as providências necessárias.

Além da coleta de peixes infestados, foram coletadas amostras da água do Rio Jaguaribe pela VSI. Enquanto os animais foram encaminhados para o Lacen em Fortaleza, a água foi entregue na unidade do Laboratório em Icó.

Até o momento, não se sabe o que ocasionou a contaminação dos peixes. Moradores da região informaram a Vigilância do município que no ano passado já havia sido encontrado peixes infestados de larva.



Fonte O Povo