domingo, 11 de dezembro de 2016

Nove carros são multados por excesso de fumaça no interior do Ceará

Policiais rodoviários apreendem carro com dispositivo de fumaça, no Paraná (Foto: Reprodução / RPC)
288 carros foram vistoriados (Foto: Reprodução / RPC)


As cidades de Crateús, Boa Viagem e Canindé receberam na última semana blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. Conforme a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nove carros foram autuados durante a ação. Ao todo, 288 veículos foram vistoriados.

Os veículos irregulares podem em até 15 dias, a partir da autuação, passarem por uma nova vistoria na sede da autarquia, de acordo com a Portaria Nº 136 da Semace. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.614,40 e 6.457,60.

Ainda segundo a superintendência, a medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado. O objetivo é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelas descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.



Fonte G1 Ceará