quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Lateral da Chapecoense passa por cirurgia na coluna e conserva movimentos das pernas


O lateral da Chapecoense Alan Ruschel, sobrevivente da queda do avião do time que matou 71 pessoas na Colômbia, passou por cirurgia na coluna na madrugada desta quarta-feira (30) na Clínica Somer, na cidade de Rio Negro, e passa bem. A diretora-médica Ana María González informou que foi necessária a operação no atleta por causa de uma lesão na vértebra dorsal 12.

— Ruschel passou por cirurgia nesta noite para corrigir uma fratura na vértebra dorsal 12. Ele saiu bem da cirurgia, conservou os movimentos dos membros inferiores. Mas ainda é cedo para dizer se vai ou não ter sequelas. Está na UTI e seu estado ainda é crítico, mas estável.

Os dois tripulantes da aeronave que também se salvaram após a queda, o técnico Erwin Tomiri e a comissária de bordo Ximena Suárez, passam bem. Segundo a médica, Erwin está em condições estáveis e em recuperação. Já Ximena permanece está hospitalizada, também está em condições estáveis, e é o paciente com as melhores condições físicas.

O zagueiro da Chapecoense Neto está internado na Clinica San Juan de Diós, da cidade de La Ceja. O coordenador da equipe médica, Luís Fernando Rodriguez Mesa, informou que, de acordo com o último boletim médio das 7h (horário local, 10h do Brasil), Neto permanece em estado grave.

— O estado é crítico, mas estável e o paciente está internado na UTI. O ponto mais crítico é o tórax. Ele passou por cirurgia para drenar coágulos nos pulmões e melhorar a parte respiratória. A perna esquerda também foi afetada, sobretudo o tornozelo. Ele respira com a ajuda de aparelhos, já está evoluindo e a tendência é que o estado de saúde dele melhore. Não há previsão para retirar a ventilação mecânica.

Outro paciente internado na clínica San Juan de Diós é o jornalista catarinense Rafael Henzel. De acorod com Rodriguez Mesa, ele também está entubado, respira com ajuda de aparelhos porque sofreu diversos traumas no tórax.

— O paciente também teve lesões nas pernas e braços. Está em observação. Ele teve uma leve resposta positiva nas últimas horas. Seu estado de saúde é estável e a recuperação está sendo favorável. O paciente permanece na UTI e não há previsão de saída.

O goleiro reserva Jackson Follmann está internadio no hospital San Vicente Fundación, também em La Ceja. A reportagem do R7 tentou falar com o hospital, mas não conseguiu contato.



Fonte R7