quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Alerta: Ceará registra 65,1 mil casos confirmados de Dengue, Chikungunya e Zika em 2016

aedes



Com 35,3 mil casos de dengue, 27,7 mil de chikungunya e 1,9 mil de zika e 39 óbitos confirmados entre janeiro e novembro de 2016 no Ceará, Estado e municípios se preparam para o próximo ano no combate ao transmissor das três arboviroses, o Aedes aegypti. Para isso, foi apresentado o Plano de Vigilância e Controle dessas doenças que define ações prioritárias no enfrentamento à proliferação do mosquito.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Márcio Garcia, o plano foi baseado nas informações do terceiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que identificou 10,81% (12) dos municípios com alta infestação, 32 municípios (28,83%) em situação de média infestação e 67 (60,36%) com índice de infestação satisfatório.

Com a aproximação da quadra chuvosa, aponta, é importante a população ficar em alerta sobre os cuidados no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente ao armazenar água em cisternas, tambores e tanques. Esses depósitos de água localizados ao nível do solo foram os que registraram mais focos do mosquito (60,62%), seguidos pelos depósitos móveis, com 11,73% (vasos ou pratos de plantas ou bebedouros de animais).

Segundo ele, os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, como por exemplo, as visitas de casa em casa, feita pelos agentes de endemias, e a pulverização de inseticidas. Mas cada cidadão também é corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis para evitar focos do mosquito, como evitar que água de chuva se acumule sobre a laje e calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, encher até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis. 



Fonte Diário do Nordeste