terça-feira, 25 de outubro de 2016

Estado demite policiais civis presos em Juazeiro e Iguatu após crime de extorsão em Crato

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário concluiu o processo administrativo disciplinar instaurado em setembro de 2011 e o Governador Camilo Santana expulsou dois inspetores dos quadros da Polícia Civil. Francisco Márcio Correia Cruz e Anderson Soares Pimenta foram presos em Juazeiro do Norte sob a acusação de crimes de agressões, ameaças e extorsão no exercício de suas atividades na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato.

De acordo com os autos, Cícero Edvan de Oliveira Lima estava em uma lanchonete na Praça Siqueira Campos em Crato com duas amigas quando foi abordado por um inspetor da polícia civil e pelo ex-PM José Erasmo Gomes de Moraes. De maneira violenta o conduziram á delegacia de onde ligaram para os Inspetores Márcio e Anderson que investigavam procedimentos que envolviam Edvan por crimes de estelionato e até existia um mandado de prisão em aberto contra o mesmo.

O problema é que a ação policial teve o objetivo de exigir vantagens indevidas perante o preso diante da promessa de aliviar a sua situação. Os policiais exigiram quatro notebooks e um deles ainda chegou a ser entregue ao ex-PM Erasmo. Imagens captadas e anexadas ao Inquérito Policial (IP) mostram agressões e as ameaças quando terminam indiciados no inquérito o qual terminou convertido em Ação que tramita na 4ª Vara Criminal da Comarca de Crato. O primeiro inspetor envolvido já tinha sido exonerado da Polícia Civil à pedido.

Os Inspetores Márcio e Anderson foram presos juntamente com o ex-policial militar Erasmo durante o cumprimento de 20 mandados judiciais no dia 2 de dezembro de 2010 na “Operação Terremoto” com o apoio da Polícia Federal. No mesmo dia embarcaram para Fortaleza numa aeronave contratada pelo Governo do Estado. Erasmo já tinha sido expulso da PM em 2002 e foi preso no Parque Antonio Vieira em Juazeiro. Márcio foi preso na Delegacia de Iguatu e Anderson em sua residência no Parque São Geraldo em Juazeiro.

 
Fonte Site Miséria