domingo, 23 de outubro de 2016

Escolas de Mombaça e Cascavel são finalistas de prêmio por ações comunitárias



Escolas de Mombaça, no sertão central, e Cascavel, no Ceará, são finalistas no prêmio Escola Voluntária. A premiação tem como objetivo formar e reconhecer escolas de ensino fundamental e médio que desenvolvem projetos de voluntariado para à comunidade.

No projeto “Entrelinhas: uma plataforma socioeducacional”, da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, os alunos voluntários da iniciativa atuam com crianças e jovens usando a leitura como ferramenta de transformação social. Já em Mombaça, o projeto “Vovô Feliz” visa a integração entre os estudantes da escola Ananias Amaral Vieira, com os idosos da comunidade.


Durante o projeto são desenvolvidas diversas atividades que buscam esse contato direto entre as gerações. Tiziana Ailin-Alazá é voluntária do programa. Ela saiu da Argentina com os pais em uma missão da igreja e mora em Mombaça há dois anos. A jovem de 16 anos fala sobre os motivos que levaram os alunos a trabalharem com idosos e a presença de pessoas portadoras de Alzheimer.

Os alunos da Escola Ananias Amaral Vieira recebem os idosos que participam de diversas atividades. A coordenadora da escola, Tacíla Benevides, ressalta que o comportamento do aluno é impactado após o contato com os idosos, além do reconhecimento da comunidade.

Os projetos finalistas recebem um curso de capacitação em radiojornalismo pela rádio Bandeirantes, de São Paulo, e têm prazo de 20 dias para produzir uma reportagem, com a jornalista Fernanda Albino.

O prêmio “Escola Voluntária” começou em 2001 e está na 15ª edição. Este ano foram selecionadas mais de 500 escolas. Destas, 50 semifinalistas, e 10 finalistas, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Além de duas escolas do Rio Grande de Sul, Paraná e Ceará. Serão distribuídos 45 mil entre as escolas vencedoras e um notebook ao educador destaque.




Fonte Revista Central