quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Alunos do curso de História da UFCA em Icó fazem apresentação de pesquisa na III Mostra UFCA

Apresentação de trabalhos dos alunos do curso de História da UFCA, em Icó.
Na última semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, estudantes do curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sediado na cidade de Icó, participaram da III Mostra UFCA e levaram a produção universitária nas áreas de pesquisa e especialmente extensão, com seis relatos de experiência.

O evento, realizado na sede da instituição de ensino superior, em Juazeiro do Norte, apresentou à comunidade acadêmica e ao público externo a produção da UFCA na pesquisa, extensão, cultura e ensino.

APRESENTAÇÕES –

Foi apresentado o relato de experiência “Extensão e Educação patrimonial: Relato de Experiência sobre o projeto ‘Entre as Páginas da História de Icó’ “, com a mostra do trabalho realizado pelos estudantes do curso, Sophia Cidrão e Simão Pedro, coordenado pelo professor Jucieldo Alexandre, no Arquivo Público Municipal de Icó com escolas do Ensino Médio público.

Outro relato, intitulado “História, Doença e Imprensa: Representações de uma Epidemia no Ceará em Meados do Século XIX” foi apresentado por Alana Angelim e com a coordenação do professor Jucieldo Alexandre.

“Preservação Patrimonial: Um processo de Educação, Memória, Cultura, Oralidade e Resgate da História da Rua do Meio” teve a coordenação da professora Jaqueline Dourado e com a presença dos estudantes Glearleton Cruz, Lucineide Ribeiro e Yuri Guedes aponta para ações realizadas na Rua General Piragibe, a “Rua do Meio”, na disciplina de Educação Patrimonial.

O relato de experiência que teve a frente a professora Piscilla Régis e as estudantes Bruna Estefany, Danielle Tavares e Maria José Alexandre versou sobre o projeto “Nas Águas da Memória: História Local, Trabalho e Cultura na Ocupação da Localidade de Lima Campos, Icó-CE”.

Ainda foi apresentado o relato “A Importância da Extensão Universitária para a Formação Acadêmica do futuro Historiador”, com a estudante Bruna Karina de Melo e a professora Jaqueline Dourado.

“Diálogos sobre o Patrimônio: A Patrimonialização do Largo do Théberge e os Conflitos de Interesses” foi apresentado pelo aluno Lucas Alexandre, com a coordenação da professora Amanda Teixeira.

No total, foram apresentados na III Mostra UFCA 190 relatos de experiência, além de contar com 62 oficinas e 12 apresentações artísticos-culturais e esportivas. Debates, mesas redondas, rodas de conversas e programação das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura também estiveram presentes.





Fonte Diário do Nordeste