sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Casca de romã ajuda a prevenir Alzheimer, diz pesquisa

A casca da romã é rica em substâncias antioxidantes (Foto: divulgação)


A casca de romã, que normalmente é jogada no lixo, é rica em substâncias que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Essa parte da fruta contém compostos antioxidantes que trazem benefícios à saúde humana e ajudam na prevenção de Alzheimer. As informações são do site G1.

A pesquisa comprovou que o consumo do extrato foi capaz de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase, que atua de forma prejudicial nas terminações nervosas, em até 77%.

O estudo também analisou outras frutas, no entanto, a romã foi a que apresentou melhor resultado. A casca da fruta contém dez vezes mais substâncias antioxidantes do que a polpa. Em comparação com outras frutas que também possuem antioxidantes, a romã é a mais eficiente no combate a doenças degenerativas devido a alta concentração de compostos fenólicos, principais responsáveis pela atividade antioxidante.

Por não ter o gosto muito agradável, os testes nos animais foram feitos com o extrato da casca. Segundo a pesquisadora Maressa Morzelle, para ter os benefícios da fruta, as pessoas não precisam consumir o extrato. Podem ser feitos sucos ou chás da casca que as substâncias do composto serão mantidas.




Fonte O Povo