quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Policiais Civis denunciam as péssimas condições de trabalho na Delegacia de Iguatu

Policiais Civis denunciam as péssimas condições de trabalho na Delegacia de Iguatu
Chegou ao nosso blog detalhes de um documento que foi entregue a vários órgãos de segurança na cidade e do Ceará, onde os policiais civis de Iguatu reivindicam melhorias na Delegacia Regional, segundo o documento, a unidade de segurança que nem foi inaugurada não possui as condições ideais para a atuação dos policiais e servidores, além de colocar em perigo a presença dos populares que visitam o local. O estopim para tal atitude foi a fossa séptica da delegacia que estourou nesta semana, causando enormes transtornos para todos, mas a questão da superlotação de presos nas celas e fugas que já foram registradas também colaboraram para a atitude dos policiais civis. Confira na íntegra:

Nós Inspetores de polícia civil (PLANTONISTAS), lotados nesta DELEGACIA REGIONAL DE IGUATU – CE, vem respeitosamente, perante a Vossa Excelencia, expor a situação caótica das condições de trabalho desta unidade policial, mais precisamente na custódia de presos.

Inicialmente vale informar que é do conhecimento de todos, o flagrante desvio de funções, a partir do momento que nós inspetores de polícia fomos deslocados para o desempenho da custódia de presos, quando não tivemos curso de formação e nem um mínimo de instruções necessárias para realizar tal ato. Ressaltando – se que todos nós passamos por um curso de formação, onde nos foi ministrado treinamento para investigação.

Vale salientar que esta DELEGACIA, possui 2 (dois) xadrezes com capacidade máxima para 4 (quatro) presos cada um, onde de acordo com a lei, deveriam ser utilizados para custodiar presos apenas enquanto fosse concluido o procedimento de flagrante delito, e em seguida encaminhados ao presídio local. 

Quando na realidade o que vem acontecendo, é exatemnte o oposto, haja vista estes xadrezes estarem sendo usados para custodiar presos durante todo o tramite processual, e com isso ocasionando vários problemas correlatos, dentre eles: superlotações, fugas de presos, perigo iminete de resgates. 

É de conhecimento amplo, de que esta delegacia não fornece estruturas necessárias para a segurança de todos de que aqui frequentam, principalmente por ser utilizada como uma casa de custódia, onde a mesma não dispões de grades de ferros na sua entrada principal, e sim uma grande porta de vidro, esta também dispõe de muros baixos, sem ofendículos, o acesso ao pátio é sem cobertura, dentre outros fatores que comprometem a segurança.

Por outro lado, constata – se que os detentos não estão tendo os seus direitos fundamentais respeitados, previstos tantos na Constituição federal, quando na LEP – Lei de execuções penais, isso ocasionado pela ausência de estruturas que são encontradas nas penitenciárias utilizadas para aplicar adequadamente o cumprimeto da pena.


Percebe-se que os reclusos nesta DELEGACIA DE POLÍCIA, não estão tendo direito a banho de sol, visitas ítimas, não existem diferenciação no cumprimento de penas, onde encontram – se recolhidos no mesmo xadrez, presos provisórios, condenados nos mais diversos crimes, como simples e hediondos, inclusive, por prisão civel.

Vislumbra – se que no interior das dependências dos xadrezes, existem aparelhos de TVs, DVDs, Extensões elétricas, ventiladores, dificultando o monitoramento dos presos.

No que se refere a segurança dos policiais e da população, cabe ainda notar que já foram registradas duas fugas de presos nesta delegacia e ainda duas tentativas de fugas frustradas. E no que pertine a própria segurança dos presos, vale lembrar que na delegacia não é possível separar presos de gangues rivais em celas diversas, haja vista a delegacia contar apenas com duas celas, diferentemente dos presídios em que há estrutura para tal seleção.

Frequentemente tem havido rebeliões de presos, só sendo contida com o apoio da Policia Militar, devido a existência de apenas dois inspetores de serviço diariamente.

Por fim, cumpre salientar a questão da higiene que agravou-se devido ao entupimento da fossa de uma das celas.

Por toda situação vivenciada, os inspetores deixaram de fazer sua atividade-fim que é investigar a materialidade e autoria de infrações penais para custodiar presos, esse desvio de função tem deixado os policiais civis bastante desmotivados, pois estão impossibilitados de combater com firmeza a criminalidade.




Fonte Iguatu.Net