quarta-feira, 29 de junho de 2016

Posts de amigos e familiares vão ter prioridade no Facebook

A rede social Facebook pretende começar a operar a partir desta quarta-feira (29) uma mudança no algoritmo utilizado para o feed de notícias que irá priorizar publicações de familiares e amigos de cada usuário. 

A mudança afetará 1,6 bilhão de usuários e será concluída dentro de alguns meses. As publicações de páginas serão secundárias após esse processo.

“No contexto em que vemos que outros usuários [páginas de marcas e personalidades] estão publicando cada vez mais no Facebook, queremos assegurar que amigos e familiares ainda são a peça chave da experiência”, afirmou o vice-presidente de produto da empresa, Adam Mosseri.

O algoritmo trabalha através de um "score de relevância" e leva em consideração as características das postagens que mais surtem efeito com cada usuário para atuar. O autor da postagem, a mídia, o horário, a quantidade de comentários recebidos e a data são alguns dos filtros usados pelo Facebook.

Com a mudança, a relação pessoal, entre familiares e amigos também passa a atuar no algoritmo. “Se eu gosto dos posts do meu irmão e ‘curto’ tudo que ele publica, nós vamos assumir que é mais provável que você curta outra publicação do seu irmão quando ela surgir no seu Feed de Notícias”, explica Mosseri.

 

Com informações do portal G1.