quinta-feira, 30 de junho de 2016

Mortes por gripe H1N1 sobem para 16 no Ceará


Já foram registrados 16 óbitos por conta do vírus da Influenza em todo o Ceará,além de 51 confirmações no Estado. Um dos mais preocupantes tem sido o H1N1, que ganhou força nos últimos meses nas regiões sul e sudeste. Entretanto, a previsão é de que, a partir de agora, a tendência seja a diminuição no número de casos da doença. Em 2015, foram contabilizados 85 casos de Influenza, porém, o que acaba gerando preocupação é que nenhuma morte havia sido registrada ano passado. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Para o infectologista Robério Leite, do Hospital São José (HSJ), referência em doenças infecciosas, o caráter de mutação do H1N1 tem sido crucial em relação à disseminação. "Esse vírus tem uma capacidade de mutação muito grande, então nós não temos ainda nenhum tipo de imunização contra ele. O que acontece é que nesse ano houve aumento nos casos porque provavelmente ele circulou mais no hemisfério norte, já no final da estação de inverno e chegou, principalmente, em São Paulo, vindo para outros Estados", explica, ao também citar o vírus H3N2 e tipo B. Em 2016, no Ceará, os municípios que registraram mortes pela doença, classificada na categoria de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram Caucaia, Fortaleza, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Pereiro, Quixeramobim e Sobral. Segundo o boletim epidemiológico da Sesa, divulgado no dia 3 de junho, na Semana Epidemiológica 21, nenhum das pessoas que morreram eram vacinados contra o vírus.
De acordo com Robério Leite, a vacina ainda é o meio mais eficaz de se proteger da doença. "Não existe prevenção melhor do que ela. Esse ano, felizmente, a cobertura vacinal foi melhor. Sob esse aspecto, os casos devem diminuir, até porque o número de pessoas vacinadas foi maior neste ano", afirma.

Fonte Diário do Nordeste