domingo, 26 de junho de 2016

Após atrasos, obras da Transposição seguem aceleradas


Juazeiro do Norte. Com o quinto ano consecutivo de estiagem no Nordeste brasileiro, os sertanejos depositam quase todas as esperanças na conclusão da maior obra de infraestrutura hídrica do País, a Transposição do Rio São Francisco, que beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande de Norte.

A obra, que estava originalmente planejada para ser entregue em 2012, agora tem previsão, segundo o Ministério da Integração (MI), para conclusão em dezembro deste ano. "O ministério trabalha com esse cronograma. É importante destacar que é uma previsão. A efetiva conclusão depende do compromisso das construtoras de ampliar a produtividade", ressaltou o MI. Caso o prazo seja cumprido, a expectativa é de que as águas corram pelos canais até o primeiro trimestre de 2017.

O prolongamento do término das obras, ainda conforme o MI, deve-se às "renegociações contratuais do empreendimento entre o Ministério da Integração e as empresas construtoras", que duraram dois anos. Neste período, destaca, não houve paralisação total dos serviços mas, "uma desaceleração das frentes de trabalho". Em 2013, a problemática foi solucionada com a conclusão de novas licitações.

Para cumprir o novo prazo, cerca de dez mil operários trabalham em três turnos ao longo dos 477 quilômetros de extensão da obra. O projeto está sendo executado por etapas, priorizando às captações até os Estados que serão beneficiados, no chamado "caminho das águas", e atua em duas frentes. O eixo Norte, com execução de 88.7%, o qual levará água para áreas de Pernambuco; e o eixo Leste, 85.4% concluso, cujo destino das águas será o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Avanços

Além do trecho linear, a obra prevê a construção de quatro túneis. O maior deles, de 15 km, tem 14 aquedutos, 27 reservatórios e nove estações de bombeamento, das quais, de acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica do MI, Osvaldo Garcia, já foram entregues as primeiras de cada eixo. A segunda estação de bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte, em Cabrobó (PE), está em fase de testes.

Outras três estações de bombeamento foram entregues pelo governo entre 2014 e 2015: as duas primeiras do Eixo Leste (EBV-1 e 2), em Floresta (PE), e a primeira estação do Eixo Norte (EBI-1), no município de Cabrobó. Das demais estações, do total de nove do projeto, duas estão em estágio avançado de montagem dos equipamentos e as outras três seguem em ritmo intenso de construção.

Contudo, para atender à alta demanda, a liberação dos recursos federais para empresas executoras das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi elevada de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões mensais, o que representa um aumento de 43%. O objetivo, segundo o MI, "é garantir que o empreendimento esteja concluído até o fim deste ano".

"Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer", frisou o ministro. Hoje, a água do São Francisco já percorre 71,3Km nos dois eixos.


Leia a matéria completa AQUI