sábado, 30 de abril de 2016

5 açudes do Ceará atingem mais de 90% da capacidade; 2 sangram

Gameleira sangrando (Foto: Marcelino Júnior)

Cinco açudes cearenses estão com mais de 90% de capacidade máxima, segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), compilados na última sexta-feira (29). São eles: Aracoiaba, Caldeirões, Colina, Gameleira e Quandú. Entretanto, 117 açudes estão com volume abaixo de 30% da capacidade máxima.

Gameleira e Quandú, ambos situados em Itapipoca, estão sangrando, segundo dos dados da Cogerh. Já os açudes Caldeirões, em Saboeiro, e Maranguapinho, em Maranguape, deixaram de transbordar água.

Foram registrados chuvas em 16 postos pluviométricos monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), segundo os dados da sexta. Com isso, nove açudes registraram acréscimo de volume, principalmente Acarape do Meio e Jaburu I.

Os aportes permitiram que os açudes Amanary, Catucinzenta, Martinópole, Poço do Barro, Riacho da Serra e Várzea da Volta deixassem o volume morto e que os açudes Salão e São Domingos II deixassem de estar secos.

No total, os açudes cearenses estão com 13,4% da capacidade máxima de armazenamento de água.




Fonte Diário do Nordeste