quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Idosa de 80 anos presa em Quixadá por um mandado de prisão expandido por um magistrado de Acopiara foi liberada e já está em casa

A idosa que foi presa ontem quarta-feira (25), em Quixadá, porque o filho deixou de pagar pensão alimentícia e foi morar em São Paulo, já foi liberada da detenção na Delegacia Regional de Polícia Civil e está em casa.

O caso ganhou rápida repercussão depois que o Monólitos Post e outros sites de Quixadá, e o Blog do Elber Feitosa noticiaram o fato, originalmente comentado no grupo Caveirão Notícias, do radialista Washington Luiz. Milhares de compartilhamentos indignados nas redes sociais foram vistos durante todo o dia.

A Justiça havia transferido para a idosa a responsabilidade de arcar com os custos da pensão e ela, doente, pobre e com 80 anos de vida, acabou atrás das grades porque não tinha condições de efetuar o pagamento. O mandado de prisão foi expedido por um Magistrado de Acopiara.

Conforme informações da polícia, a idosa recebe apenas um salário mínimo e afirma não ter condições de pagar o valor da pensão, de R$ 2.500,00.

Sem condições de permanecer detida na Delegacia e, muito menos, de ser colocada na cadeia, a idosa teve mesmo de ficar no hospital, sendo resguardada por policiais.

Na tarde de quarta-feira, 25, editores do Monólitos Post solicitaram ajuda da OAB de Quixadá para cuidarem do caso. O presidente da Subseção da Ordem neste município, Dr. Gladson Alves, providenciou que um advogado acompanhasse de perto o caso da idosa, de modo a garantir que sua dignidade e demais direitos essenciais fossem assegurados. Outras iniciativas para ajudar também foram adotadas.

Ainda na tarde de ontem, a justiça liberou a idosa, que seguiu para casa. Ainda não está esclarecido, porém, se os valores cobrados foram pagos ou se houve conversão para prisão domiciliar. A pedido dos editores deste site, a OAB continuará acompanhando o caso.

A idosa continua doente, com problemas nos ossos da bacia, sentindo muitas dores e, agora, com as lembranças terríveis de ter ficado presa sem nunca ter cometido um único crime nos último 80 anos. Os danos emocionais, sem dúvida, são irreparáveis, mas já é possível comemorar pelo menos a liberação da anciã.




Fonte Monólitos Post