terça-feira, 13 de outubro de 2015

Iguatu foi a capital do catolicismo cearense neste final de semana

Iguatu foi a capital do catolicismo neste final de semana
Iguatu foi provisoriamente a capital do catolicismo neste final de semana, entre os dias 08 e 10 de outubro a cidade recebeu toda a cúpula da igreja católica do Ceará.

Aproximadamente 150 pessoas entre bispos, padres e leigos participam do evento, que teve como objetivo avaliar a caminhada da Igreja Regional e discernir as prioridades da missão nesta região particular, no intuito de fazer com que o anúncio do evangelho caminhe em comunhão com as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O Hotel Diocesano foi o local das reuniões, onde os participantes debateram sobre a Celebração Eucarística, Ofício Divino das Comunidades, Análise de Conjuntura da Igreja, estudo de documentos, avaliação e partilha de experiência das diversas realidades diocesanas durante os três dias.

Esta foi a 21ª assembleia regional no Ceará que acontece de quatro em quatro anos e este ano a Diocese de Iguatu recebeu a missão de acolher este importante evento, que definiu os desafios a serem assumidos pela Igreja do Regional NE I da CNBB, tendo em vista o Projeto de uma Igreja em saída e as sugestões apresentadas pelo Conselho Episcopal Regional- CONSER, e as atividades que serão desenvolvidas para que as Dioceses sejam dinamizadas e os desafios assumidos.

O término do evento aconteceu na Catedral de São José, onde todos os bispos, padres e fiéis participaram de uma missa e logo em seguida aconteceu uma confraternização.
DSC06656
A reportagem do portal Iguatu.net acompanhou o evento e no final falou com O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido T. Marques destacou a recepção neste período em Iguatu, “é uma terra que nos acolhe muito bem, foram dias importantes para a nossa comunidade católica no Ceará, onde definimos como iremos caminhar nos próximos anos, um debate imponente e bastante produtivo e só temos que agradecer a todos que se empenharam em nos dar as condições para realizar este trabalho nesta cidade”, declarou.

O Bispo de Iguatu, Dom Edson, também falou para a nossa reportagem, “ Iguatu demonstrou que possui todas as condições para receber um evento deste porte, é importante para que possamos nos conscientizar de como podemos colaborar de uma forma mais eficiente para a comunidade do nosso Ceará e estou feliz com o resultado final da organização e produção, estão todos de parabéns”, observou o Bispo de Iguatu.

Participaram da Assembleiua NE I da CNBB representantes de nove Dioceses, sendo elas: Iguatu, Crato, Itapipoca, Sobral, Fortaleza, Crateús, Limoeiro do Norte, Tianguá e Quixadá.

DSC06667
DSC06669




Fonte Iguatu.Net