sábado, 31 de outubro de 2015

Golpe da dedetização: moradora da zona rural de Catarina cai no golpe e paga R$ 106.00

A redação do programa Portal de Noticias 1ª Edição (Rádio Portal FM de Catarina), com Diomar Araújo e Vanessa Menezes, recebeu na manhã desta terça-feira (27), uma ligação de uma moradora da zona rural do município de Catarina, (nome preservado), dando conta de que, No último sábado (24), dois homens em um carro branco, placas não anotadas, se diziam ser funcionários de uma empresa de dedetização e que estavam a serviço neste município, dedetizando estabelecimentos comerciais para que os proprietários pudessem tirar o Alvará da Vigilância Sanitária e de funcionamento junto a Prefeitura de Catarina. Pensando que se tratava de uma determinação do município, a dona de casa que mantém em sua própria residência um pequeno comércio de bebidas e cereais, não desconfiou de nada e pagou a quantia de R$ 106.00 (cento e seis reais), para os supostos funcionários.

A fraude só foi percebida quando a agricultura (mim) perguntou se a Prefeitura de Catarina teria contratado uma empresa para dedetizar estabelecimentos comerciais na zona rural do município? A nossa reportagem manteve contato com o chefe de gabinete da Prefeitura de Catarina, Luis Gonzaga, que de imediato manteve contato com o prefeito e com a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Ismênia Martins.

Ao retornar a ligação para a produção do programa, o chefe de gabinete disse que ambos afirmaram desconhecer tal empresa e que o município não realiza nenhum serviço de dedetização e nem tão pouco teria contratado uma empresa para a realização dos serviços, exceto pela equipe de endemias no combate ao mosquito da dengue e, que não há custo algum para a população.

Retornamos a ligação para a vitima, repassando as informações obtidas junto à administração municipal de Catarina. Foi então que a mesma, ou seja, a vitima percebeu que tinha caído num golpe. Os dois supostos golpistas ainda deixaram um “documento” atestando que o local estava dedetizado e apto a receber o Alvará da Vigilância Sanitária.
De acordo com informações da agricultura, a empresa é Primos Dedetização, situada a Rua Santa Margarida, Cidade de Salgueiro, Pernambuco. O telefone deixado no suposto documento não existe.

A Prefeitura Municipal de Catarina informa que o Alvará da Vigilância Sanitária é emitido pela VISA após vistoria da equipe municipal e o Alvará de Funcionamento é expedido pelo Setor de Tributos da Prefeitura.



Fonte Blog do Diomar Araujo