quinta-feira, 5 de março de 2015

Ceará registra redução de 13,5% no número de homicídios em 2014

Meta para 2015 é reduzir o número de homicídios em 6%, diz secretário (Foto: André Teixeira/G1)Meta para 2015 é reduzir o número de homicídios em 6%, diz secretário (Foto: André Teixeira/G1)
Ceará apresentou redução de 13,5% no número de crimes violentos letais no mês de fevereiro, passando de 386 em 2013 para 334, no ano passado. Esse tipo de crime engloba homicídio, lesão corporal, seguida de morte e latrocínio. Em Fortaleza, esses mesmos crimes tiveram queda de 29,8%, e na Região Metropolitana (RMF), de 20%. As estatísticas sobre a violência no Estado foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (4), pelo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira.
Outra região que apresentou redução no número de homicídios, foi o interior norte, que também inclui o litoral: 12,1%. No interior sul, que engloba a região do Cariri, o Sertão Central e o interior oeste, houve aumento de 38,5% no número de homicídios. “Logo que identificamos esse aumento na região deslocamos equipes de policiais para o interior sul. Na região são muito comuns crimes de vingança e pistolagem, mas não podemos esquecer da violência ligada ao tráfico de drogas”, explica o secretário Delci Teixeira.
De acordo com Delci Teixeira, o mês de março é, tradicionalmente, o mês mais violento do ano. “Em 2014, tivemos uma queda de 1% no número de homicídios, em relação a 2013. Não é bom, mas já é uma redução. Em 2015, a meta é termos redução de 6% e queremos conseguir esse número no mês de merço.
O secretário Delci Teixeira afirmou também que, até o primeiro semestre de 2015, não serão divulgados os dados relativos ao número de furtos. Segundo Teixeira, as delegacias terão um novo sistema informatizado para realização da divulgação desses dados. “Atualmente não temos esse número com precisão e por isso não podemos fazer a divulgação”, diz.
Batalhão de Divisas
Para tentar diminuir os índices de violência e facilitar a vida do cidadão que precisa dos serviços de segurança, o secretário apresentou três propostas. A primeira, nomear um delegado da Polícia Federal para chefiar uma unidade especializada no combate ao tráfico de drogas. A segunda, implementar totens informatizados nas delegacias para agilizar o registro de boletins de ocorrência (Bos); e o terceiro, e principal, criar um Batalhão de Divisas que deverá atuar nas cidades limítrofes dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
De acordo com o secretário, o Batalhão ficaria posicionado nos eixos rodoviários por onde entram drogas no Estado. “O Ceará não é produtor de cocaína. Ela chega de outros estados e nós iremos  intensificar o combate ao tráfico”, explica.  Em 20 dias o projeto de criação do Batalhão de Divisas deverá ser apresentado ao Governador do Ceará, Camilo Santana.
Fonte G1 Ceará